Pesquisar este blog

16.3.09

Despedida coletiva

Eu trabalho desde os 15 anos e ao longo deste tempo, fui pegando o hábito de fazer amigos no ambiente de trabalho. Mesmo porque se você ficar 8 horas por dia no mesmo lugar com as mesmas pessoas, é inevitável se apegar a elas, ou algumas delas.

Já tive problemas de relacionamento e de algumas não tenho nem um pouco de saudades, mas outras são (sim, ainda são!) tão importantes para mim, que nunca deixo de ligar no aniversário, marcar um happy hour ou enviar um email. As meninas que trabalhei na Eluma eram minhas amigas mesmo, saí de lá em 2002 e até hoje falo com elas regularmente.

Acontece que quando também é inevitável deixar de vê-las todos os dias, isso mexe muito comigo. No caso da Eluma eu escolhi sair e o que mais me doeu foi ter de passar a conviver com o fato de não vê-las mais todos os dias.

Entrei aqui na Brandsupply em 2003 e apesar da minha enorme dificuldade de fazer amigos e influenciar pessoas (!) consegui fazer poucas, mas ótimas amizades. É uma empresa pequena e o ambiente de trabalho é muito legal (claro, entre nós subordinados).
Mas hoje aqui aconteceu uma coisa muito chata. De 17 funcionários do quadro, 6 foram demitidos de uma vez. Eles cumprirão aviso prévio e todos teremos grandes desafios a enfrentar. As dificuldades óbvias para quem perde o emprego e para nós que ficaremos, a convivência sem nossos amigos e colegas que nos ajudam tanto todos os dias.
O João, meu amigo de trem e de livros e piadas...vai fazer uma falta enorme. A Mari nossa chef tresloucada.... Uau.
Foi uma choradeira isso aqui ontem a tarde. E hoje o clima é de luto. Aposto que vamos rir e brincar com isso, porque o humor é a característica mais forte deste pessoal, fazer piada de tudo mesmo que sejam coisas ruins. É assim que sobrevivemos aqui.

Mas vir para cá todo dia agora vai ser mais difícil. Passar o dia no escritório quase vazio vai ser foda. Eu não perdi meu emprego mas estou perdendo a companhia de pessoas queridas e vê-las sofrendo por esta situação também não é nada legal, nem consigo ficar feliz por ter ficado.

Vamos nos ver muito ainda, claro. Manter estes contatos mesmo que esporádicos são fundamentais para continuar com a amizade que criamos. Agora vai ser duro, mas vamos passar por esta situação com a esperança de que tudo vai melhorar pra todo mundo.

Nenhum comentário: